Pular para o conteúdo principal

Recordatório de 24h e sua importância

            O recordatório alimentar de 24 horas (R24h), inquérito dietético utilizado como parâmetro para avaliação nutricional, é utilizado na prática clínica como subsídio para diagnóstico nutricional, desenvolvimento e implantação de planos alimentares. Este deve integrar um protocolo de atendimento para avaliação nutricional, definir e quantificar todos os alimentos e bebidas ingeridas no período anterior à entrevista, que podem ser as 24 horas precedentes ou, mais comumente, o dia anterior, levando em consideração o preparo, informações sobre peso e tamanho das porções, em gramas, mililitros ou medidas caseiras.
              Esta entrevista conduzida pelo nutricionista durante a consulta deve manter um padrão, já que a qualidade da informação coletada dependerá da memória e da cooperação do paciente, assim como da capacidade do profissional em estabelecer um canal de comunicação, do qual se obtenha, quantitativamente, o real consumo alimentar por meio do diálogo. As principais vantagens deste método são: baixo custo, rápida aplicação, estimativa da ingestão habitual, propicia baixa alteração no comportamento alimentar, estimativa do valor energético total, utilização em qualquer faixa etária (para crianças e idosos pode ser realizado com auxílio de acompanhante) e analfabetos. Entretanto, existem alguns fatores limitantes, como: capacidade de memória do entrevistado, indução de respostas, quantificação das porções, ingestão alimentar relatada pode ser atípica e apenas um recordatório aplicado pode não estimar a dieta habitual.
              Desta forma, o nutricionista poderá utilizar materiais e outras ferramentas como forma de aumentar a fidedignidade dos dados coletados, tais como: álbuns de fotografias, modelos tridimensionais de alimentos ou de medidas caseiras, para que o cliente/paciente responda detalhadamente sobre o tamanho e o volume das porções consumidas. Apesar da complexidade da avaliação da dieta, tendo em vista a imperfeição reconhecida deste e de outros inquéritos alimentares, esta ferramenta é um ótimo aliado da avaliação nutricional em consultório por fornecer dados imprescindíveis ao estabelecimento da conduta dietética ou dietoterápica.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TAPIOCA COM WHEY

Ingredientes 30 g de whey sabor opcional (ou quanto preferir) Água 1 tapioca Modo de Preparo 1 – Em um recipiente, coloque o whey protein e vá adicionando água aos pouquinhos até obter a cremosidade desejada. Eu geralmente chego a usar até 5 colheres de sopa de água. Sempre misturando. 2 – Recheie a tapioca com essa caldinha, prontinho! DICA: Adicione coco ralado, castanhas picadas, morango etc…

TAPIOCA COM CARNE MOÍDA

Ingredientes 50 g de carne moída (refogada e temperada) 1 tapioca Queijo opcional Modo de Preparo 1 – Faça sua carne moída normalmente. Faço a minha refogada com alho, cebola, sal, salsinha e pimenta do reino. 2 – Prepare a tapioca, adicione o queijo se desejar. 3 – Acrescente a carne moida e pronto.