Pular para o conteúdo principal

Repensando nosso consumo

Você já parou para pensar que as nossas necessidades mais básicas do cotidiano, como habitar, alimentar-se, vestir-se, locomover-se e tantas outras ações fundamentais para nossa vida como indivíduos e como sociedade podem ser pensadas por meio de formas alternativas de produção e consumo?



Será que nossos hábitos de produção e comercialização de bens, em geral, sujeitos às variações de valores de mercado, não podem ser repensados por meio de ideias que estimulem também a compra de produtos feitos nas comunidades, e não só a compra de produtos de grandes empresas? Da mesma forma, processos e produtos que envolvam menos gastos de energia, maior geração de empregos locais e menos dependência do sistema financeiro não seriam possíveis por meio de ações muito simples, fora da lógica do endividamento pessoal a que estamos habituados?

Há apenas duas gerações, nossos avós dependiam muito menos da produção do mercado para ter um cotidiano saudável, seguro e satisfeito. O que podemos aprender com isso? Reduzir nossas demandas de consumo, pensando sobre o que realmente necessitamos no cotidiano, é um dos primeiros passos.


Não se trata de abrir mão do conforto e das vantagens que a tecnologia nos permite, mas de repensar meios e alternativas para atender as nossas necessidades básicas com outras possibilidades, que envolvam mais nossa participação como indivíduos, ou como grupos. Retomar o controle sobre nossas decisões de consumo já é um bom começo.
Podemos viver com menos coisas, menos excessos, acumulando menos e retomando o controle sobre o que precisamos, produzimos e consumimos?
Sim, um exemplo é a cidade de Marinaleda, que  adotou um sistema de fazendas coletivas, onde todos dividem o trabalho.
Leia a reportagem  completa no link a seguir. Disponível em: <https://goo.gl/opdpfE>. Acesso em: 30 abr. 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Recordatório de 24h e sua importância

            O recordatório alimentar de 24 horas (R24h), inquérito dietético utilizado como parâmetro para avaliação nutricional, é utilizado na prática clínica como subsídio para diagnóstico nutricional, desenvolvimento e implantação de planos alimentares. Este deve integrar um protocolo de atendimento para avaliação nutricional, definir e quantificar todos os alimentos e bebidas ingeridas no período anterior à entrevista, que podem ser as 24 horas precedentes ou, mais comumente, o dia anterior, levando em consideração o preparo, informações sobre peso e tamanho das porções, em gramas, mililitros ou medidas caseiras.               Esta entrevista conduzida pelo nutricionista durante a consulta deve manter um padrão, já que a qualidade da informação coletada dependerá da memória e da cooperação do paciente, assim como da capacidade do profissional em estabelecer um canal de comunicação, do qual se obtenha, quantitativam...

TAPIOCA COM WHEY

Ingredientes 30 g de whey sabor opcional (ou quanto preferir) Água 1 tapioca Modo de Preparo 1 – Em um recipiente, coloque o whey protein e vá adicionando água aos pouquinhos até obter a cremosidade desejada. Eu geralmente chego a usar até 5 colheres de sopa de água. Sempre misturando. 2 – Recheie a tapioca com essa caldinha, prontinho! DICA: Adicione coco ralado, castanhas picadas, morango etc…

TAPIOCA COM CARNE MOÍDA

Ingredientes 50 g de carne moída (refogada e temperada) 1 tapioca Queijo opcional Modo de Preparo 1 – Faça sua carne moída normalmente. Faço a minha refogada com alho, cebola, sal, salsinha e pimenta do reino. 2 – Prepare a tapioca, adicione o queijo se desejar. 3 – Acrescente a carne moida e pronto.