Pular para o conteúdo principal

Disbiose


Disbiose é o estado alterado da ecologia microbiana na cavidade oral ou trato gastrointestinal.
Nessas condições, os organismos de baixa virulência (bactérias, leveduras e protozoários) apresentam-se em desequilíbrio em relação ao restante da flora bacteriana, alterando a absorção de nutrientes (ou toxinas) e a resposta imunológica do hospedeiro.
Tais condições tornam-se cada vez mais frequentes, em função do uso abusivo de antibióticos que destroem a flora bacteriana fisiológica.
A disbiose está relacionada com a deficiência de vitamina B12, esteatorreia, síndrome do cólon irritável, artrite reumatoide, câncer de mama e cólon, psoríase, eczema, acne e fadiga crônica.
Causas: dieta inadequada, medicamentos (antibióticos, antiácidos e anti-inflamatórios), parasitoses, atrofia das mucosas e estresse.

Como tratar?

• Aumente o consumo de frutas e verduras;

• Exclua leite e derivados. A intolerância à lactose pode ser parte do problema;

• Use sopas, especialmente caldos verdes. Faça do consumo de frutas no final das refeições um hábito; 

• Alimentos leves como os cereais de arroz são recomendados;

• Não ingira alimentos fritos ou qualquer outro alimento que possa agravar o distúrbio;

• Exclua os doces;

• Evite café, ovos, glúten do trigo e carne vermelha;

• Peixes e carnes brancas são fontes aceitáveis de proteína, assim como os derivados da soja, especialmente o tofu;

• Não fume e não consuma álcool;

• Utilize probióticos e prebióticos.

"O que é disbiose?" em Só Nutrição. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2019. Consultado em 12/03/2019 às 21:32. Disponível na Internet em http://www.sonutricao.com.br/conteudo/artigos/disbiose/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Recordatório de 24h e sua importância

            O recordatório alimentar de 24 horas (R24h), inquérito dietético utilizado como parâmetro para avaliação nutricional, é utilizado na prática clínica como subsídio para diagnóstico nutricional, desenvolvimento e implantação de planos alimentares. Este deve integrar um protocolo de atendimento para avaliação nutricional, definir e quantificar todos os alimentos e bebidas ingeridas no período anterior à entrevista, que podem ser as 24 horas precedentes ou, mais comumente, o dia anterior, levando em consideração o preparo, informações sobre peso e tamanho das porções, em gramas, mililitros ou medidas caseiras.               Esta entrevista conduzida pelo nutricionista durante a consulta deve manter um padrão, já que a qualidade da informação coletada dependerá da memória e da cooperação do paciente, assim como da capacidade do profissional em estabelecer um canal de comunicação, do qual se obtenha, quantitativam...

TAPIOCA COM WHEY

Ingredientes 30 g de whey sabor opcional (ou quanto preferir) Água 1 tapioca Modo de Preparo 1 – Em um recipiente, coloque o whey protein e vá adicionando água aos pouquinhos até obter a cremosidade desejada. Eu geralmente chego a usar até 5 colheres de sopa de água. Sempre misturando. 2 – Recheie a tapioca com essa caldinha, prontinho! DICA: Adicione coco ralado, castanhas picadas, morango etc…

TAPIOCA COM CARNE MOÍDA

Ingredientes 50 g de carne moída (refogada e temperada) 1 tapioca Queijo opcional Modo de Preparo 1 – Faça sua carne moída normalmente. Faço a minha refogada com alho, cebola, sal, salsinha e pimenta do reino. 2 – Prepare a tapioca, adicione o queijo se desejar. 3 – Acrescente a carne moida e pronto.