Pular para o conteúdo principal

Orientação Nutricional para pessoas com rompimento de Ligamento

Nutrição: A arma secreta para curar a sua lesão


Uma lesão não é nem um pouco divertida. Quando não podemos dar o nosso máximo é fácil perder a motivação e desistir. Ou então encaramos o perigo e treinamos mesmo assim, e no fim corremos o risco de piorar ainda mais as coisas.

Então qual é a decisão certa a tomar? Na parte 2 do nosso especial sobre lesão vamos explicar o que você pode fazer em relação a treino e nutrição para que o processo de regeneração seja o mais rápido possível. Aqui você vai aprender sobre a melhor nutrição para combater a dor e curar a sua lesão.
O seu corpo foi feito para se curar de dentro para fora. O que muitos não se apercebem é que a alimentação influencia totalmente nesse processo. Se você se alimentar corretamente vai acelerar a recuperação, mas se não comer os alimentos certos tudo o que você vai conseguir é ficar de molho por mais tempo.
O mais importante em primeiro lugar: Não faça dieta! Nunca!
Se antes da lesão o seu objetivo era perder peso, será que você deveria comer menos? Já que não pode treinar, seria essa uma maneira de manter o foco? A resposta é simplesmente: Não!
O seu corpo precisa de calorias suficientes para funcionar bem. Então quando ele está lutando para entrar em forma, precisa delas mais do que nunca. Se você quer voltar a treinar, seu principal objetivo deve ser de manter o consumo de calorias a fim de preservar seus músculos e sua força. Se você tiver que ficar de molho por 1 ou 2 semanas, qual o problema de comer um pouco mais? Você pode pagar esse preço! Lembre-se, uma alimentação saudável e nutritiva é combustível, o principal objetivo dela é deixar seu corpo forte.
Se você não treinar e ao mesmo tempo reduzir a quantidade de energia que consome, é muito provável que seu corpo comece a queimar músculos além da gordura corporal a fim de obter energia. Portanto, fazer dieta poderia na verdade atrasar o seu processo de regeneração. E sem músculos, sem PBs.
Mantenha o seu peso e ajude o seu corpo a se curar por consumir os seguintes alimentos:

Proteína... muita proteína

A proteína é exatamente o que você precisa se quiser manter os músculos e ainda assim perder gordura. Então, quando estiver lesionado é importante comer ainda mais proteína. É verdade que seus músculos não estão sendo exercitados, mas você deve manter os altos níveis de proteína para preservá-los também já que eles não estão sendo fortalecidos. Além do mais a proteína é eficiente quando se trata de ajudar no processo de regeneração. Sendo um Atleta Livre, você vai acabar conhecendo vários tipos de boas fontes de proteínas. Mas só para reafirmar, é sempre bom incluir ovos, carne, frango, peixes, leite, queijo e iogurte nos seus pratos favoritos.

Vitamina C

A Vitamina C tem um papel importante no processo de regeneração da pele, do tecido cicatricial, dos tendões, dos ligamentos e dos vasos sanguíneos. Então se você acabou de passar por uma cirurgia, a Vitamina C vai ajudar a repor o tecido conectivo, regenerar sua incisão além de te ajudar a voltar para o campo de batalha mais pronto que nunca. As melhores fontes de Vitamina C para a maioria das lesões são os grãos, kiwi, pimentas e brócolis.

Ácidos Graxos Ômega 3


Estudos recentes revelaram que os alimentos ricos em ácidos graxos ômega 3 fortalecem as juntas e reduzem a inflamação resultante da lesão. Se a área afetada tiver o inchaço e a inflamação reduzidos, a dor também vai diminuir. Então abuse do salmão, nozes e sementes de linhaça para ter uma recuperação rápida com menos dores e sofrimento.

Zinco


O Zinco não só vai fortalecer o seu sistema imunológico, prevenindo que você contraia alguma doença ou infecção mas também é importante na cicatrização de qualquer lesão. Alimentos ricos em zinco, tais como nozes, grãos e frango vão ajudar seu corpo a usar as gorduras e proteínas presentes na sua alimentação para reparar o tecido lesionado. O zinco é muito útil no processo de cicatrização porque ele está presente em todos os tecidos do seu corpo.
Com certeza, ficar lesionado é um saco. Mas mantenha seu corpo bem suprido do combustível certo e na quantidade certa que você estará de volta aos treinos mais rápido do que imagina. Não perca o foco. Esforce-se em manter a motivação. Veja essa situação como a oportunidade perfeita para o seu corpo se recuperar totalmente, recarregar as baterias e para você ajustar seu foco. Todos se lesionam, mas só o verdadeiro Atleta Livre volta mais forte.

fonte: https://www.freeletics.com/pt/blog/posts/nutricao-a-arma-secreta-para-curar-a-sua-lesao-2/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Recordatório de 24h e sua importância

            O recordatório alimentar de 24 horas (R24h), inquérito dietético utilizado como parâmetro para avaliação nutricional, é utilizado na prática clínica como subsídio para diagnóstico nutricional, desenvolvimento e implantação de planos alimentares. Este deve integrar um protocolo de atendimento para avaliação nutricional, definir e quantificar todos os alimentos e bebidas ingeridas no período anterior à entrevista, que podem ser as 24 horas precedentes ou, mais comumente, o dia anterior, levando em consideração o preparo, informações sobre peso e tamanho das porções, em gramas, mililitros ou medidas caseiras.               Esta entrevista conduzida pelo nutricionista durante a consulta deve manter um padrão, já que a qualidade da informação coletada dependerá da memória e da cooperação do paciente, assim como da capacidade do profissional em estabelecer um canal de comunicação, do qual se obtenha, quantitativamente, o real consumo alimentar por meio do diálogo. As principai

TAPIOCA COM WHEY

Ingredientes 30 g de whey sabor opcional (ou quanto preferir) Água 1 tapioca Modo de Preparo 1 – Em um recipiente, coloque o whey protein e vá adicionando água aos pouquinhos até obter a cremosidade desejada. Eu geralmente chego a usar até 5 colheres de sopa de água. Sempre misturando. 2 – Recheie a tapioca com essa caldinha, prontinho! DICA: Adicione coco ralado, castanhas picadas, morango etc…

Obesidade se previne com dieta?

Apesar dos esforços dos profissionais, indivíduos obesos, governo e indústria, a prevalência da obesidade continua aumentando. Ao contrário do que pensam as pessoas com sobrepeso ou obesidade que geralmente procuram uma fórmula mágica para emagrecer - pois quase sempre tem pressa - a obesidade é uma doença crônica, ou seja, deve ser tratada por toda a vida. O tratamento da obesidade envolve mudança de estilo de vida. E para isso, precisamos de tempo, ou seja, as pessoas que precisam emagrecer devem seguir não uma dieta restritiva e sim fazer uma reeducação alimentar, corrigindo os hábitos alimentares errados, um dos fatores responsáveis pelo aumento de peso. Novos hábitos são adquiridos com prática no dia-a-dia. É preciso também praticar exercícios físicos regularmente e procurar ser mais ativo no dia-a-dia. Dormir bem é fundamental. O que seria uma reeducação alimentar? É uma alimentação que contém todos os grupos de alimentos considerados “saudáveis” e também os “nã